Leis e Mandamentos
Os 10 Mandamentos
Os 10 Mandamentos: Princípios Divinos para uma Vida Plena
Amados irmãos e irmãs em Cristo,
Hoje, vamos mergulhar em um dos pilares fundamentais da fé judaico-cristã: os 10 Mandamentos. Estes não são simplesmente um conjunto de regras, mas sim diretrizes divinamente inspiradas que nos foram concedidas por Deus para moldar nossas vidas e relacionamentos.
Quais são os Dez Mandamentos?
A lei de Deus contém 10 (dez) mandamentos, presentes na Bíblia no Livro do Êxodo 20:
Igreja Evangélica:
- Não terás outros deuses diante de mim.
- Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás a elas nem as servirás.
- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
- Honra teu pai e tua mãe.
- Não matarás.
- Não adulterarás.
- Não furtarás.
- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Igreja Católica:
- Eu sou o Senhor teu Deus; não terás outros deuses diante de mim.
- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
- Guardarás domingos e festas de guarda.
- Honrarás teu pai e tua mãe.
- Não matarás.
- Não pecarás contra a castidade.
- Não furtarás.
- Não levantarás falso testemunho.
- Não desejarás a mulher do próximo.
- Não cobiçarás as coisas alheias.
Que possamos meditar e praticar esses mandamentos em nossas vidas diárias, buscando sempre agradar a Deus em tudo o que fazemos. Que eles sejam uma luz e um guia para nós, conduzindo-nos ao caminho da santidade e da comunhão eterna com o nosso Pai Celestial.
Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo estejam conosco sempre.
Amém.
Perguntas Frequentes – 10 Mandamentos
Dez leis muito importantes podem ser encontradas em Êxodo 20, na Bíblia. Elas são conhecidas como os Dez Mandamentos, e Deus ainda espera que Seus filhos as sigam. Elas se aplicam a cada um de nós.
O Catecismo da Igreja Católica afirma que: os dez mandamentos devem ser entendidos como um caminho de vida. Assim, os dez mandamentos são normas que visam a vivência da liberdade dos filhos de Deus, “indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado” (n. 2057).
De acordo com a narrativa bíblica, os mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedra pelo dedo de Deus (Ex 31:18). Mais tarde, Moisés quebra as tábuas ao ver o povo adorando o Bezerro de Ouro (Ex 32:1–19), mas um par reserva é fornecido (Ex 34:1).
Na Bíblia são mencionadas seis tipos de leis: a lei da natureza, a lei cerimonial, a lei judicial, a lei moral, as leis positivas e as leis morais. A Lei da Natureza é a vontade de Deus quanto à conduta humana, fundada na diferença moral das coisas, e pode ser descoberta pela luz natural (Romanos 1:20; 2:14-15).
Essa lei mandava que os homens fossem circuncidados e a salvação destes era feita através do sangue dos animais, pelo qual era oferecido a Deus esse sacrifício pelos pecados do povo, obedecendo ao primeiro concerto que Deus fizera com Abraão, como alegoria do tempo futuro.
Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”, uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor»).
Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico:תרי”ג מצוות ou mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico “613”) é o conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).
Os mandamentos permitem-nos saber a mente e a vontade do Senhor com respeito a nosso progresso eterno. Além disso, eles testam nossa disposição de sermos obedientes a Sua vontade.
Leis Civis: Regiam a nação de Israel; Leis de saúde: Para preservar o bem-estar humano; Leis cerimoniais: Sacrifícios e cerimônias que apontavam para morte de Cristo na cruz.
O Novo Mandamento ou Mandamento da Caridade, na fé cristã, é a admoestação que Jesus fez aos seus discípulos na Última Ceia, conforme registro João 13:34–35. A Última Ceia, de El Greco. Em português, o Novo Mandamento é conhecido também pela forma abreviada amai-vos uns aos outros, ou simplesmente amai-vos.
Existem dois tipos de Torá: a escrita, onde constam os 613 mandamentos escritos, e a oral, que é o conjunto de instruções que ensinam como cumprir os mandamentos da Torá escrita.
Livro que contém os textos sagrados judaicos. (Com inicial maiúscula.)
O quinto mandamento é o único que vem com uma promessa de recompensa, ao afirmar: “Honra teu pai e tua mãe, conforme te ordenou Javé teu Deus, para que os teus dias se prolonguem e tudo corra bem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Dt 5,16).
Esta nova dispensação do evangelho substituiu a chamada antiga dispensação da lei de Moisés, porque Jesus se ofereceu a si mesmo como sacrifício, em nosso lugar, para satisfazer a exigência da justiça divina.
Os 7 pecados capitais: Soberba, Avareza, Inveja, Ira, Luxúria, Gula, Preguiça.
Os 10 Mandamentos representam os pilares da ética e da moralidade estabelecidos por Deus para orientar a conduta humana. Ao longo dos séculos, essas leis sagradas têm sido fundamentais para a fé e a prática religiosa de milhões de pessoas em todo o mundo.
Elas nos lembram da importância do amor a Deus e ao próximo, da santidade da vida, da honestidade, da justiça e do respeito mútuo. Embora tenham sido dados há milênios, os princípios contidos nos 10 Mandamentos permanecem relevantes até hoje, guiando-nos em nosso caminho rumo a uma vida de significado, propósito e integridade.
Siga o Bíblia Sagrada Online no Facebook!
